IMD discute inovação para indústria em IX Workshop do nPITI

Evento acontece nesta sexta-feira, 10, e apresenta temáticas modernas em tecnologia
10-05-2024 / ASCOM
Evento nPITI

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, na manhã desta sexta-feira (10), o seu IX Workshop do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologias da Informação (nPITI). Com um público composto por alunos, professores e pesquisadores, o evento discutiu uma série de iniciativas que visam promover a inovação na indústria.

Para isso, o Workshop reuniu os projetos e iniciativas mais recentes do nPITI, com a proposta de mostrar ao público o andamento de pesquisas inovadoras, além de promover debates e discussões sobre o que se tem de mais moderno em áreas como Inteligência Artificial (IA), Supercomputação, Prototipagem e Internet das Coisas.

Para dar início ao evento, cuja abertura ocorreu às 9h no auditório do nPITI, o diretor do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, fez uma apresentação aos presentes do Instituto e suas várias ações de ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo. Além disso, o docente também destacou o importante papel do IMD enquanto formador de recursos humanos.

“Hoje o Instituto atende recorrentemente cerca de 3 mil alunos, pessoas das mais variadas faixas etárias, de 12 anos até estudantes de doutorado. E essa formação é sempre focada em inovação, fator crucial para qualquer iniciativa de tecnologia que queira crescer, como é o caso do próprio nPITI”, destacou o diretor.

Além de Ivonildo Rêgo, também conduziram a abertura do evento o professor Aquiles Burlamaqui, organizador do encontro, e o vice-diretor do IMD e coordenador do nPITI, professor Adrião Duarte. Este agradeceu a todos os colaboradores do Workshop e destacou as diversas iniciativas que já tornaram o objetivo principal do Instituto uma realidade: criar um polo Tecnologia da Informação no Rio Grande do Norte.

IA e Supercomputação

Para dar início ao Workshop, no período da manhã, o evento contou com a abertura do primeiro painel temático, com os temas IA e Supercomputação, apresentados pelos professores Marcelo Fernandes e Samuel Xavier de Souza, ambos do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA).

Na ocasião, os docentes discutiram as possíveis aplicações (e repercussões) da Inteligência Artificial em vários campos do saber e destacaram esse recurso como fundamental não apenas para profissionais de Computação, mas também de Direito, Medicina, entre diversas outras áreas.

A apresentação também abrangeu o avanço acelerado dessa tecnologia, além de sinalizar possibilidades do futuro até então inéditas para o grande público. Algo semelhante também ocorreu com a temática da Supercomputação, sobre a qual discorreu Samuel Xavier de Souza.

No período da tarde, o painel a ser apresentado e o de Prototipagem e Internet das Coisas. Além disso, o evento, que acontece até as 18h, também contará com oficinas, momento cultural e uma visita ao recém inaugurado Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), centro de excelência em tecnologias avançadas, sediado no nPITI e criado através de parceria público/privada.

Todas essas atividades serão conduzidas por docentes da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT/UFRN), Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA/UFRN), IMD e Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN).

A programação completa do evento pode ser conferida no link.