IMD seleciona pesquisadores com doutorado para projeto na área de IA
Oportunidade conta com 2 vagas, com bolsas de R$ 6 mil
16-05-2025 / ASCOM
.png)
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está com processo seletivo aberto para pesquisadores com título de doutorado (especialistas convidados) interessados em atuar no projeto “Manufatura Inteligente baseado em IA Generativa e Gêmeos Digitais para a Indústria Têxtil”. São oferecidas duas vagas, destinadas a candidatos com perfis distintos na área de Inteligência Artificial.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 16 e 19 de maio, por meio de formulário online. Conforme o Edital nº 001/2025, as bolsas têm duração de 36 meses, com remuneração de R$ 6 mil e carga horária de 20 horas semanais, em regime remoto.
Para o primeiro perfil, com foco em IA Generativa e Computação Configurável para IA, o candidato deve comprovar experiência sólida no desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial, evidenciada por publicações científicas relevantes na área. É exigida, ainda, experiência mínima de um ano com IA Generativa, com destaque para o uso da abordagem RAG (Retrieval-Augmented Generation) e outras competências correlatas.
No caso do segundo perfil, voltado à Aprendizagem por Reforço e Computação Configurável para IA, também é requerida experiência consistente em projetos de Inteligência Artificial, além de, no mínimo, um ano de atuação com aprendizagem por reforço. O candidato deve ainda possuir pelo menos cinco anos de experiência com o uso de FPGAs. As demais competências estão especificadas no edital.
O processo de seleção será composto por homologação das inscrições, análise de currículo e entrevista. Caso o número de candidatos ultrapasse 30 inscritos, será aplicada uma prova. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 23 de maio, na aba “Editais” do site do IMD.