Metrópole Parque conquista certificação Cerne 4 e se torna referência nacional

A certificação é um dos reconhecimentos mais relevantes no ecossistema de inovação brasileiro

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) acaba de alcançar um marco histórico: a conquista da certificação Cerne 4, o mais alto nível de maturidade em gestão de incubadoras do Brasil. A chancela do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e será entregue oficialmente durante a Conferência Anprotec 2025, que acontece de 13 a 16 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

Com a conquista, o Metrópole Parque se torna a primeira incubadora do Norte, Nordeste e Centro-oeste a receber o selo, que é hoje um dos reconhecimentos mais relevantes no ecossistema de inovação brasileiro. Atualmente, das mais de 400  incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos associados à Anprotec, apenas 11 possuem o Cerne 4, concentradas exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste.

Durante a avaliação, a banca ressaltou a organização da documentação e dos processos de gestão, considerados referência em âmbito nacional. Também foram destacados o rápido e consistente crescimento do programa de incubação, que hoje já é reconhecido como modelo dentro e fora do Nordeste, a capacidade de gerar impacto real no ecossistema por meio de startups consolidadas, parcerias estratégicas nacionais e internacionais e da forte conexão com a universidade. 

Outro ponto enfatizado foi o reconhecimento de que o Metrópole Parque se tornou uma vitrine nacional da inovação. Para Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, a conquista é motivo de orgulho e representa um passo definitivo na consolidação do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Esse é um marco que entra para a história do Metrópole Parque e reforça que estamos preparados para voar ainda mais alto, comprovando que é possível atingir os mais elevados padrões de excelência mesmo em cenários desafiadores”, afirma.

Para a presidente da Anprotec, Adriana Faria, o resultado representa não apenas o reconhecimento ao empenho de toda a equipe, mas também um marco para o fortalecimento dos ambientes de inovação no Brasil. 

“Ser a única instituição do Norte e Nordeste a atingir este nível demonstra o pioneirismo e a capacidade de liderança do Metrópole Parque, tornando-se referência para todo o ecossistema nacional. O Modelo Cerne tem se consolidado como uma ferramenta fundamental para qualificar a gestão, ampliar a governança e impulsionar o impacto dos ambientes de inovação. Que este exemplo inspire outras instituições da região a seguirem o mesmo caminho, consolidando cada vez mais uma rede de inovação forte, integrada e capaz de transformar realidades em todas as regiões do país”, aponta Adriana. 

Certificações

A certificação é resultado de um caminho iniciado há sete anos. Em 2018, o Metrópole Parque recebeu o Cerne 1, etapa voltada para o fortalecimento dos empreendimentos apoiados. Em 2022, conquistou o Cerne 2, voltado para a estruturação da incubadora como organização. Já o Cerne 3, que se refere à rede de parceiros, foi concedido em 2023.

O nível 4 do Cerne indica que, além de gerir de forma efetiva a incubadora e apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras, o ambiente de inovação é capaz de gerar inovações em seus próprios processos de forma sistemática. Isso significa que a incubadora não apenas fomenta novos negócios, mas também mantém um ciclo contínuo de aprimoramento em sua própria gestão.

Sobre o CERNE

Criado pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma nacional que define boas práticas para ambientes de inovação e empreendedorismo. A metodologia está organizada em quatro níveis de maturidade — Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4 — que funcionam como etapas de evolução na gestão das incubadoras.

O principal objetivo do Cerne é ampliar a capacidade das incubadoras e parques tecnológicos de gerar empreendimentos inovadores bem-sucedidos, criando uma base de referência capaz de reduzir a variabilidade nos resultados e de fortalecer o ecossistema de inovação em todo o país.

Sobre o Metrópole Parque

Criada em 2013, a incubadora do Metrópole Parque está localizada no terceiro andar do prédio do Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN. Atualmente, acompanha 38 startups, sendo 22 incubadas e 16 pré-incubadas, que desenvolvem soluções em áreas como saúde, educação, biotecnologia, ciências de dados e e-commerce.

Os negócios têm acesso a uma infraestrutura moderna, assessorias especializadas em gestão, direito, marketing, finanças e desenvolvimento humano e organizacional, além de capacitações e oportunidades de networking que fortalecem o crescimento dos negócios.

O Metrópole Parque reúne ao todo mais de 170 empresas de TI associadas, de diferentes portes e modelos, que juntas já geram mais de 3.200 postos de trabalho no ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte.