IMD apresenta universo da TI para estudantes na Mostra de Profissões da UFRN
Instituto apresenta cursos e programas em TI, incluindo o novo Bacharelado em IA
08-10-2025 / ASCOM
_2.png)
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) participou, nos dias 7 e 8 de outubro, da 17ª edição da Mostra de Profissões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o evento reuniu visitantes no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC) com o propósito de aproximar estudantes da vida universitária e divulgar as diversas oportunidades de formação e pesquisa oferecidas pela instituição.
O estande do IMD recebeu jovens interessados em conhecer mais sobre o universo da Tecnologia da Informação (TI). Além de esclarecer dúvidas sobre os cursos e programas, o IMD também apresentou aos visitantes o seu Bacharelado em Inteligência Artificial (BIA) — o mais novo da instituição —, que despertou grande curiosidade entre os alunos visitantes e se destacou pela inovação e pelas perspectivas de carreira que oferece.
De acordo com a professora Rafaela Horacina, coordenadora do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), o entusiasmo do público demonstra como a tecnologia ocupa um papel cada vez mais central na sociedade.
“Os estudantes chegam com muita curiosidade sobre o curso de TI, porque essa área hoje é a que comanda o mundo, digamos assim. Eles vêm com vontade de entender como os cursos funcionam, e nós explicamos que o IMD é todo um ecossistema que oferece programas de TI desde o ensino fundamental até a pós-graduação”, destacou Rafaela.
Palestras
Além das interações no estande, o IMD também integrou a programação de palestras da Mostra, com a apresentação do professor Daniel Sabino, que falou sobre o Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI).
Durante a apresentação, Sabino explicou sobre as áreas de atuação profissional oferecidas pelo curso, bem como sua estrutura interdisciplinar e as possibilidades de formação acadêmica e para o mercado promovidas pelo bacharelado.
Segundo Rafaela Horacina, a participação do IMD na Mostra tem sido uma oportunidade importante para apresentar o ecossistema do Instituto a novos públicos.
“Alguns chegam sem saber o que é o IMD, mas saem bem informados e interessados em tudo que o Instituto tem a oferecer. E isso é importante porque, mesmo dentro da UFRN, muita gente ainda não conhece a dimensão do nosso trabalho”, afirmou.