Aluna do IMD é premiada em congresso com projeto de simulação para área da Saúde
Reconhecimento marca primeira conquista do AKCIT IMD, centro especializado em tecnologias imersivas
31-10-2025 / ASCOM
Desenvolver uma ferramenta de simulação capaz de aprimorar o treinamento de enfermeiros e, com ela, conquistar reconhecimento nacional. Esse foi o feito da aluna Bianca Miranda, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), premiada na categoria de melhor trabalho de Iniciação Científica no Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2025).
A aluna apresentou o trabalho na modalidade pôster no simpósio e, com a premiação, alcançou um marco importante para o centro de pesquisa do qual faz parte: o Advanced Knowledge Center in Immersive Technologies (AKCIT/IMD) – polo especializado em tecnologias imersivas vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
De acordo com o professor do IMD Alyson Souza, coordenador do centro, “essa foi a primeira premiação do grupo de pesquisa como AKCIT. Já tínhamos recebido esse reconhecimento antes, como Instituto Metrópole Digital, mas essa foi a primeira vez nessa nova fase”, comemora o docente.
Iniciação Científica
Ainda segundo Alyson Souza, o projeto teve início ainda como uma pesquisa de Iniciação Científica na MEJC e foi se consolidando ao longo do tempo.
O resultado foi um estudo que consiste em um projeto em Realidade Virtual específico para treinamento de profissionais de Saúde na execução de Procedimento de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).
Realizado em UTIs neonatais, o PICC é um procedimento utilizado para garantir o acesso venoso prolongado em recém-nascidos, permitindo a administração segura de medicamentos, nutrição e fluidos diretamente na corrente sanguínea do bebê.
O trabalho foi desenvolvido no contexto do Gamelab, laboratório do IMD, e contou com a colaboração de pesquisadores da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN) e da Universidade Potiguar (UNP).
AKCIT
Configurado como centro de competência da Embrapii, o AKCIT/IMD é um polo de inovação aberta vinculado ao CEIA-UFG, voltado à pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias imersivas.
Com uma atuação interdisciplinar e colaborativa, o centro integra Inteligência Artificial, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendem às demandas do setor produtivo e acadêmico.
Além de promover pesquisas de ponta, o AKCIT também investe na formação e capacitação de profissionais, estimulando o surgimento de especialistas capazes de transformar o mercado por meio da inovação tecnológica.