IMD realiza encontro de abertura de projeto que usará IA para modernizar Ouvidoria do SUS

Reunião reuniu equipe de coordenadores, bolsistas e pesquisadores envolvidos no OuvidorSUS.IA
05-11-2025 / ASCOM
Pesquisa

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou, na tarde desta terça-feira (4), a reunião de abertura do projeto OuvidorSUS, coordenado pelos professores Elias Jacob Neto e Iris Pimenta. O encontro marcou o início oficial das atividades e deu as boas-vindas aos bolsistas e integrantes da equipe.

A iniciativa tem como objetivo modernizar a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do uso de Inteligência Artificial. Batizada de OuvidorSUS.IA, a ferramenta
a ser desenvolvida atuará tanto na otimização do atendimento às demandas de acesso à informação, como na ampliação da capacidade de dados da Ouvidoria.

O evento aconteceu às 14h30, na sala B101 da sede do IMD, e contou com uma apresentação detalhada sobre o escopo do projeto, suas etapas e os próximos passos de desenvolvimento.
A reunião também incluiu uma dinâmica de apresentação, estimulando a interação entre bolsistas, pesquisadores e colaboradores.

Em seguida, foi feita uma exposição introdutória sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o funcionamento atual de sua Ouvidoria-Geral, explicando como as manifestações da população são recebidas e processadas. Por fim, os coordenadores detalharam como a Inteligência Artificial (IA) poderá aprimorar o desempenho da ouvidoria, tornando o atendimento mais ágil, preciso e estratégico para a gestão pública em saúde.

Com a implantação do OuvidorSUS.IA, todo o processo passará a ser monitorado pela própria ferramenta de Inteligência Artificial, que vai apoiar a triagem, o acompanhamento e a análise das manifestações recebidas em todo o país”, explicou Elias Jacob Neto.