Metrópole Parque lança nova versão do portal Jerimum Jobs

Plataforma gratuita de empregos ganha novo design e funcionalidades mais intuitivas
06-11-2025 / ASCOM
Empresas

O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) lança, nesta sexta-feira (7), a nova versão do Jerimum Jobs, portal de empregos voltado à conexão entre profissionais e empresas do setor de tecnologia. Com design renovado e navegação mais intuitiva, a plataforma, disponível em jerimumjobs.imd.ufrn.br, será oficialmente apresentada durante o GO!RN 2025, maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Convenções de Natal.

Criado em 2018, o Jerimum Jobs se consolidou como o principal canal de aproximação entre talentos e negócios do ecossistema tecnológico potiguar. Hoje, o portal reúne mais de 6 mil pessoas cadastradas, cerca de 200 empresas ativas e já registrou mais de 1.400 vagas publicadas. Apenas em 2024, a plataforma ultrapassou a marca de 1,2 milhão de visitas, reflexo do interesse crescente de profissionais e organizações pelo ambiente de inovação fomentado pelo Metrópole Parque.

Gratuito para candidatos e empresas, o Jerimum Jobs mantém o foco no fortalecimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI). Negócios do setor podem cadastrar oportunidades em qualquer área, enquanto empresas de outros segmentos divulgam exclusivamente vagas voltadas para profissionais de TI. Com a nova versão, o objetivo é aprimorar a experiência de busca por empregos e talentos, estimulando a geração de oportunidades e o desenvolvimento de carreiras no setor.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o aumento das ofertas e da procura por profissionais de TI reflete o aquecimento do mercado local.  “Desde 2020, com a pandemia, vários negócios precisaram se digitalizar e muitos profissionais da área, independentemente de sua qualificação profissional, foram recrutados. Mas hoje acredito que, com a ascensão de muitas ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo, apesar do mercado continuar bastante aquecido, as oportunidades priorizam profissionais com mais experiência e que vão além do que os softwares conseguem desempenhar de maneira automática”, detalha Romão.

Esse movimento é perceptível na diversidade das vagas disponibilizadas, que incluem oportunidades de emprego, estágios e contratações de pessoa jurídica (PJ).  

Formação e mercado

Para Ismênia Blavatsky, diretora de ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Jerimum Jobs também atua como instrumento de apoio à formação dos estudantes da área. “O Jerimum Jobs também funciona como motivador para ações de ensino. Os estudantes têm uma segurança maior e veem um horizonte na hora de aplicar os estudos, visto que é possível acompanhar as oportunidades que o mercado tem oferecido em determinadas áreas. Ou seja, ele pode programar melhor sua carreira e suas ações de mercado e isso promove uma importante segurança para o aluno”, destaca Blavatsky.

Além de beneficiar profissionais, o portal se tornou uma ferramenta relevante para empresas que buscam mão de obra qualificada. Com foco no setor de autopeças, a Hubbi, startup participante do programa de incubação e credenciada ao Parque é um exemplo disso. Com 40 profissionais empregados e 50 vagas publicadas no portal, a empresa já contratou diversos colaboradores por meio do Jerimum Jobs.

“Já anunciamos diversas vagas, principalmente voltadas para o time tech. Como a plataforma tem muita capilaridade junto às pessoas com vínculo com a Universidade e nós estamos inseridos no Parque, acaba se tornando uma ferramenta muito útil”, comenta Igor Mesquita, CEO da Hubbi.

Um dos selecionados nesses processos é Deriki da Costa, desenvolvedor fullstack da empresa. Estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da UFRN, ele se cadastrou na plataforma há cerca de dois anos e, pouco tempo depois, conquistou a vaga. “Eu já tinha participado de outras seleções para ser bolsista, mas o que achei melhor da plataforma foi a possibilidade de aplicar o currículo uma única vez e já ter tudo centralizado para encontrar uma posição no mercado”, conta.

“O Jerimum se transformou numa ferramenta muito estratégica para nós, porque se tornou um ecossistema cujo número de integrantes é maior que o de credenciadas ao Parque. Lá, nós temos tanto empresas como profissionais de diversas áreas, o que também nos possibilitou crescer e criar um ambiente democrático de oportunidades”, avalia o diretor Rodrigo Romão.

Para cadastrar currículos ou vagas basta acessar: jerimumjobs.imd.ufrn.br