IMD participa de Simpósio de Neurobiologia Aplicada ao Jogo Digital
Evento realizado pelo ICE conta com o professor Charles Madeira como um de seus palestrantes
01-12-2025 / ASCOM
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai marcar presença no I Simpósio de Neurobiologia Aplicada ao Jogo Digital, um workshop inédito que debate um dos principais desafios de saúde pública da atualidade: o vício em jogos digitais e plataformas de apostas on-line. O evento integra o House Symposium, do Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e será realizado no dia 10 de dezembro, no própria ICe.
O evento é voltado para estudantes e docentes das áreas de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Neurociências e Psicologia, além de qualquer pessoa interessada em aprofundar conhecimentos nesses temas. A participação é gratuita e requer apenas inscrição por meio de formulário online.
O IMD integrará a iniciativa com a participação do professor Charles Madeira, que irá ministrar a palestra “Quando as Máquinas Aprendem como Nós: Inteligência Artificial, Comportamento e Educação”. Entre os convidados estão o pesquisador de neurofisiologia aplicada a jogos Gabriel Vasiljevic (Instituto Santos Dumont), e um dos poucos profissionais que atuam diretamente no tratamento do vício em jogos eletrônicos no Brasil, Gabriel Coimbra (Univale).
A programação do simpósio aborda como conceitos neurocientíficos vêm sendo usados de forma maliciosa para criar ou intensificar o vício em plataformas de jogos, expondo vulnerabilidades cerebrais sistematicamente exploradas por essas indústrias. Esse mecanismo contribui para o crescimento de um contingente de pessoas aprisionadas pela compulsão ao jogo.
“Um dos objetivos do evento é juntar essa massa crítica de pesquisadores e entusiastas da área para estabelecer relações e troca de conhecimento, visando criar e fortalecer um núcleo de pesquisa que investigue os processos de neurociência e suas aplicações aos jogos digitais”, explica o professor do IMD André Brito, que faz parte da coordenação do evento.
Além de discutir os riscos, o Simpósio também destacará como a neurociência pode ser empregada de forma inovadora no desenvolvimento de jogos mais imersivos, engajadores e voltados ao aprimoramento cognitivo.
Programação
09:00 - 09:30: Abertura do evento e boas vindas
09:30 - 11:00: A Neurobiologia do Vício em Jogos Digitais: Recompensa, Tolerância e
Abstinência (Palestrante: Dr. Gabriel Coimbra - UNIVAL)
11:00 - 11:30 - Coffee Break
11:30 - 13:00 - Quando as Máquinas Aprendem como Nós: Inteligência Artificial,
Comportamento e Educação (Palestrante: Dr. Charles Madeira - UFRN)
13:00 - 14:30 - Intervalo para almoço
14:30 - 16:00 - Jogos e Interfaces Cérebro-Computador (Palestrante: Dr. Gabriel
Vasiljevic - ISD)
16:00 - 16:30 - Coffee Break
16:30 - 17:30 - Flash Talks