IMD apresenta balanço das ações de 2025 em reunião geral
Evento reuniu colaboradores e apresentou conquistas alcançadas ao longo do ano
19-12-2025 / ASCOM
Em clima de confraternização, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) realizou na manhã desta sexta-feira, 19, sua tradicional Reunião Geral de fim de ano, reunindo colaboradores, docentes, técnicos e estudantes para a apresentação das principais ações, resultados e números alcançados ao longo de 2025.
O encontro aconteceu no auditório B205 e contou com condução do diretor-geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, que aproveitou a ocasião para abordar todo o trabalho desempenhado pelo Instituto ao longo do ano em áreas como ensino, pesquisa e inovação.
Durante sua fala de abertura, Ivonildo Rêgo destacou que a inovação e o empreendedorismo se constituem como a quarta dimensão da universidade – aliada ao ensino, a pesquisa e a extensão – e que se trata do “aspecto mais forte do IMD”, e o que o diferencia das outras unidades acadêmicas.
Formação
Na área de ensino, a apresentação trouxe dados sobre os cursos técnicos do Instituto, graduações e pós-graduações. Os seus dois bacharelados, em Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial, por exemplo, atualmente concentram 1.138 alunos.
Já os cursos de mestrado e doutorado dos três programas de pós-graduação do IMD reúnem atualmente 196 estudantes. Os cursos técnicos, que desde sua criação já formaram cerca de 1,7 mil profissionais, atualmente têm 656 alunos ativos em suas turmas.
A apresentação ainda destacou as ações e números de dois importantes programas do Instituto, Projeto de Extensão de Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI) e o Talento Metrópole, voltado para a formação complementar de jovens com altas habilidades na área de tecnologia da informação.
PD&I
No campo da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o diretor geral apresentou o número de 63 projetos novos ou aditivos realizados ao longo de 2025, o que significou a aplicação de R$ 55,7 milhões em recursos.
As atividades nesse campo são desenvolvidas principalmente através de duas unidades do Instituto, a Diretoria de Projetos e a Unidade Embrapii Metrópole Digital, que geraram 730 bolsas no âmbitos de tais projetos. “Já faz um tempo que o Instituto é a unidade da UFRN que realiza o maior número de projetos de PD&I”, destacou Ivonildo Rêgo.
Parque
Ele também discorreu, em um dos pontos altos da apresentação, a respeito do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), que atingiu o número de 182 empresas associadas em 2025. Tais empresas são responsáveis pela geração de 3,4 mil empregos diretos.
Além disso, o Metrópole Parque apoiou neste ano 34 startups, por meio de seu programa de incubação e pré-incubação de empresas, que foi responsável pela conquista da certificação de excelência CERNE 4, o que levou o parque a ser o primeiro ambiente do Norte, Nordeste e Centro-oeste a receber esse reconhecimento.
“Esses números demonstram que o nosso Metrópole Parque se consolida, de fato, como um importante parque tecnológico no país, e isso aconteceu em um período de tempo bastante curto, já que faz apenas oito anos desde a sua criação”, destacou Ivonildo Rêgo.
Inteligência Artificial
A apresentação também ressaltou importantes iniciativas e realizações na área de inteligência artificial, como é o caso da construção do prédio onde vai funcionar o Núcleo Integrador de IA do IMD, que neste ano foi renomeado para “Metrópole IA”.
O diretor geral ainda citou o início das aulas do curso técnico e do bacharelado em IA, a realização do curso de extensão gratuito “Inteligência Artificial para Educadores” e a contratação de sete professores da área, além de outros que deverão ingressar através de concursos em andamento.
Entre outros dados, também foram apresentados números que ilustraram a atuação dos outros núcleos integradores do IMD: o Software Engineering Team Research and Innovation (SETE), o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), o Núcleo de Bioinformática (Biome) e o Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD). As atuações do campo administrativo e de infraestrutura de TI também foram tematizadas.
A reunião geral do Instituto foi concluída com a apresentação de um vídeo com uma mensagem de boas festas e a realização reunindo toda a equipe na frente do prédio sede do IMD.