IMD lança edital para ingresso no Talento Metrópole 2026
Inscrições seguem até 6 de fevereiro e são voltadas a alunos do Fundamental II e Médio
21-01-2026 / ASCOM
O Programa Talento Metrópole, projeto do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) especializado em jovens com altas habilidades/ superdotação, abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o processo seletivo de ingresso de novos alunos. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação acadêmica e o desenvolvimento de jovens interessados em Tecnologia da Informação (TI).
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e enviar a documentação exigida no Edital nº 001/2026 para o endereço eletrônico talentometropole@imd.ufrn.br até o dia 6 de fevereiro. O programa é destinado a estudantes da rede pública ou privada de ensino do Rio Grande do Norte que estejam cursando o Ensino Médio (1º ou 2º ano) ou os três últimos anos do Ensino Fundamental II.
Para participar do processo seletivo, é necessário ter até 18 anos completos em 31 de dezembro de 2026. Não serão aceitas inscrições de estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio.
O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira consiste em uma avaliação presencial de competências e habilidades cognitivas em Tecnologia da Informação (TI), por meio de um teste de prospecção, que será aplicado nos dias 9 a 10 de fevereiro, no IMD. Os candidatos com as maiores médias avançarão para a segunda fase.
Na etapa seguinte, os selecionados participarão do Curso de Verão do IMD, realizado presencialmente entre os dias 20 e 22 de fevereiro. O cronograma detalhado das atividades será enviado por e-mail aos participantes.
A classificação final será definida a partir do desempenho no Curso de Verão, somado aos resultados da primeira etapa. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27 de fevereiro, no site do IMD, na aba “Editais”.
Para mais informações sobre o projeto Talento Metrópole, clique aqui.