UFRN amplia público para curso de Inteligência Artificial para Educadores
Formação é gratuita e interessados podem se inscrever até o dia 10 de outubro
02-10-2025 / ASCOM

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ampliou o perfil do público que pode fazer gratuitamente o curso on-line “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica”, cujas inscrições se encerram no próximo dia 10 de outubro.
Podem participar professores da rede pública ou privada de ensino básico, docentes da carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) e do ensino superior, além de estudantes matriculados em curso de licenciatura de instituições públicas de ensino superior nacional.
Também são incluídos como público em potencial servidores técnicos administrativos da educação em instituições públicas, servidores técnicos da CAPES e participantes do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), como coordenadores, assistentes pedagógicos e tutores.
Desenvolvida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a formação é uma parceria entre a UFRN e a CAPES – por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) – e vai ofertar 40 mil vagas para todo o país, além de 250 exclusivas para o público oriundo da UFRN. O edital do processo seletivo pode ser encontrado na página da Secretaria de Educação à Distância (Sedis) da UFRN.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio dos sistemas SIGAA ou GOV.BR. Nesse segundo caso, por exemplo, o candidato deve acessar este link e em seguida usar o seu login e senha do GOV.BR, clicar na opção inscrições abertas e, depois, fornecer o nome do curso no título da ação – “IA para Educadores” –, e clicar em filtrar. Depois é só clicar no ícone para se inscrever do lado direito da tela, fornecer os dados requeridos e anexar o arquivo com as comprovações solicitadas.
O curso tem o objetivo de capacitar professores e profissionais de educação no uso responsável, ético e criativo da Inteligência Artificial em sala de aula. A formação tem carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, numa duração total de 10 semanas. Dentre os assuntos abordados, serão introduzidos conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e exploradas estratégias práticas de uso de ferramentas generativas, visando incentivar a produção de recursos pedagógicos inovadores.
Os educadores ainda terão a oportunidade de aprender engenharia de prompts, conhecer ferramentas gratuitas de IA, refletir sobre riscos e oportunidades da tecnologia e aplicar os conhecimentos em um projeto final prático, criando planos de aula, questionários e vídeos.