Construindo Conexões forma oito times e aproxima pesquisa científica a mercado
Iniciativa faz parte do programa Conexão Empreendedora, feito pelo IMD e Sebrae/RN
28-10-2025 / ASCOM
Após selecionar acadêmicos e empresas potiguares interessados em pesquisa acadêmica aplicada, a iniciativa Construindo Conexões: Squads que Unem Saberes e Negócios – do projeto Conexão Empreendedora, feito pelo Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em parceria com Sebrae/RN – tem avançado em aproximar pesquisa científica e demandas de mercado.
Isso porque a iniciativa, liderada pelo professor Gláucio Bezerra, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), já formou oito times (ou squads) empenhados em promover a utilização de conhecimento acadêmico na resolução de problemas nas áreas de Agricultura, Segurança, Educação, Cidades Inteligentes, Saúde e Energia.
Segundo o professor Gláucio Bezerra, os oito times selecionados participarão de uma capacitação de 40 horas, em formato híbrido, fundamentada na metodologia Triztorming, abordagem pedagógica que percorre todo o ciclo de inovação: desde a formação estratégica de equipes até a criação e refinamento de propostas de valor.
“Nosso objetivo com o Construindo Conexões transcende a resolução de problemas específicos, a ideia é formar equipes capacitadas, resilientes e versáteis, aptas a enfrentar e solucionar qualquer tipo de desafio, fortalecendo assim todo o ecossistema de inovação do nosso estado”, comenta Gláucio Bezerra.
Com ampla abrangência, a iniciativa envolve diferentes públicos: professores, estudantes do ensino superior, empresas, órgãos públicos, instituições da indústria e organizações sociais. Todos interessados em utilizar e estimular o conhecimento aprimorado nas universidades para promover impacto social e econômico para o ecossistema de inovação potiguar.
A iniciativa, cujas inscrições encerraram-se no mês de setembro, é conduzida pelo time Ponte Laranja, um dos integrantes do Conexão Empreendedora.
Conexão Empreendedora
O Construindo Conexões é uma das diversas ações do Conexão Empreendedora – projeto que surge com o objetivo de estimular inovação e empreendedorismo na comunidade acadêmica e em seu entorno.
Segundo o professor Wesley Canedo, coordenador do projeto junto à docente Anna Giselle Câmara, ambos do IMD, a iniciativa tem ajudado a capilarizar o empreendedorismo na Universidade, expandindo-o para além da área tecnológica e contribuindo para o surgimento de novos negócios – que, por sua vez, geram empregos, renda e inovação na indústria.
Além do time Ponte Laranja, outros sete times compõem a iniciativa do Conexão Empreendedora, os quais se reúnem no IMD para participar de formações em temas como inovação, design thinking, desenvolvimento de startups, entre outros.
Tudo isso já resultou na criação de 64 ações do Conexão Empreendedora, dentre encontros, eventos e cursos, resultando no alcance de mais de 2 mil pessoas no estado.
O programa, inclusive, já foi premiado no 15º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão do Desenvolvimento de Produtos (CBGDP), um dos mais relevantes fóruns nacionais voltados para a gestão da inovação e o desenvolvimento de produtos.