IMD abre inscrições para primeira oficina aberta do Esteamulab

Atividade é sobre abordagem STEAM e aberta para docentes e estudantes de licenciatura

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu as inscrições para a primeira oficina promovida pelo Esteamulab – novo espaço do Instituto voltado ao desenvolvimento de práticas educacionais com base na abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

A atividade, intitulada “Concepção de Abordagem STEAM”, acontecerá no dia 31 de outubro, das 8h às 12h, na sala A201 do IMD, e será aberta a estudantes, professores e demais interessados em metodologias ativas e educação inovadora. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio do formulário disponível neste link.

A oficina será conduzida por Dennys Leite Maia, docente do IMD e coordenador do Esteamulab, Maria Luíza dos Santos, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPgECM/UFRN), e Raiza de Araújo Domingos Soares, do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE/UFRN).

Segundo Maia, o encontro busca oferecer um momento de aprendizado e experimentação sobre práticas interdisciplinares que integrem diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma educação mais criativa, colaborativa e conectada a desafios reais.

Esteamulab

Inaugurado neste mês, o Esteamulab é um espaço voltado à promoção de práticas pedagógicas inovadoras fundamentadas na abordagem STEAM. O laboratório tem como propósito estimular a integração de diferentes áreas de conhecimento por meio do incentivo à experimentação e ao protagonismo dos estudantes.

Localizado no primeiro andar do Instituto Metrópole Digital (sala A201), o ambiente foi projetado para favorecer experiências colaborativas e interdisciplinares, além de apoiar formações, oficinas e projetos voltados à inovação educacional.

Para isso, o espaço é equipado com tecnologias como impressoras 3D e cortadoras a laser. Além dessa oficina sobre STEAM, a expectativa do grupo é oferecer, ainda nos próximos meses, formações em nos temas Base Nacional Comum Curricular, Computação e STEAM; e Pensamento Crítico em Tempos de IA Generativa.